* TSE decide nesta terça-feira (23) quem vai pra Câmara dos Deputados.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgará nesta terça-feira (23) o recurso do candidato a deputado federal Kerinho que não teve os votos contabilizados nas eleições desse ano. Na prática, o julgamento vai definir quem ficará com a última vaga da Câmara dos Deputados: se Beto Rosado ou se Fernando Mineiro.

Kerinho teve 8.990 votos que não foram contabilizados por que ele não teve o registro de candidatura deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele concorreu ao pleito aguardando o julgamento do TSE.

Como os votos não foram contabilizados, a coligação 100% RN (PDT/PP/MDB/ PODE/DEM) terminou conquistando 302.366 e fazendo apenas um deputado federal: Walter Alves. E a coligação Do Lado Certo (PT/PCdoB/PHS) terminou conquistando 310.001 votos e elegendo dois: Natália Bonavides e Fernando Mineiro.

Se os votos de Kerinho forem considerados válidos a coligação 100% RN passa somar 311.326 votos e, na prática, termina tirando Mineiro da cadeira e colocando Beto no Lugar. Mineiro sairia porque teve uma votação menor que a de Natália. Ele teve 98.070 votos. Contra 112.998 dela. Se não forem contabilizados, Mineiro fica com a vaga e Beto segue fora.

O relator do caso é o ministro Jorge Mussi e o julgamento está na pauta do TSE previsto para começar às 19h.
Mineiro fora era o desejo da candidata.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »