-

* PSOL anuncia apoio a Fátima Bezerra e ainda resistência pelo #EleNão por todos os recantos do RN.

NOTA DO PSOL/RN SOBRE O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES

A crise política de ordem tanto econômica quanto representativa que acomete o Brasil se expressou abertamente no primeiro turno das eleições. Com uma votação alarmante, a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) chega ao segundo turno em um cenário acirrado de polarização, sob os escombros de uma campanha que esconde o caráter fascista que o seu programa carrega.

O PSOL, em aliança com o PCB e os movimentos sociais, apresentou a candidatura de Guilherme Boulos e Sonia Guajajara, que cumpriu um papel importante e necessário denunciando os privilégios da casta política (a qual está incluso o próprio Bolsonaro) em detrimento da profunda desigualdade social que atinge nosso país.

No Rio Grande do Norte, nossa chapa ao governo composta pelo Professor Carlos Alberto e Cida Dantas foi uma alternativa às oligarquias do estado, que defendeu um novo modelo de desenvolvimento para o RN, fundalmentalmente popular e democrático. Saímos orgulhosos pois, além de preservamos nossa independência à velha política, conseguimos eleger o primeiro Deputado Estadual da história do PSOL/RN, Sandro Pimentel, trabalhador vigilante e morador de um dos bairros mais periféricos da capital potiguar.

No segundo turno, seguiremos a orientação nacional proposta pela Executiva Nacional do PSOL de apoiar candidaturas que façam frente ao que Bolsonaro representa. No RN, nos somaremos a campanha de Fátima Bezerra (PT), única candidata mulher no Brasil com chances reais de se tornar governadora. Mesmo mantendo largas divergências com o projeto petista, entendemos que o momento histórico exige de nós uma frente ampla de combate ao fascismo. Do outro lado da disputa está Carlos Eduardo Alves (PDT), continuidade da oligarquia Alves na política potiguar, que já sinalizou pleitear o apoio de Bolsonaro à sua candidatura e esteve a frente de uma gestão que atacou os servidores municipais em Natal.

Salientamos que o apoio a candidatura de Fátima Bezerra não está condicionado de forma alguma a uma eventual composição de seu governo, caso eleita. O PSOL nunca negociou seus princípios em troca de loteamento de cargos, ao contrário, sempre preservamos nossa independência, a exemplo de termos sido oposição de esquerda durante os 13 anos de governo do PT no Brasil. Além disso, também faremos exigências de tom programático, que reflitam o acúmulo do PSOL nas eleições.

Por fim, tomaremos como principal tarefa o enfrentamento ao projeto anti-democrático e de retirada de direitos sociais encabeçado por Jair Bolsonaro. Seguiremos na luta construindo a resistência nas ruas e ecoando #EleNão por todos os rincões do RN.

Diretório Estadual do PSOL/RN

Natal, 10 de outubro de 2018
São dois lados!
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »