-

* Governo Bolsonaro permite erros de revisão em livros didáticos.

O edital que orienta a produção de livros didáticos que serão entregues em 2020 foi alterado no segundo dia do governo do presidente Jair Bolsonaro. Entre as mudanças, não é mais obrigatória a isenção de erros de revisão nas publicações e as obras não precisam mais de referências bibliográficas.

As mudanças foram feitas no Anexo 3 do edital, que trata dos “Critérios para Avaliação das Obras Didáticas” para o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano). As normas servem para que o Ministério da Educação (MEC) compre anualmente os livros para todas as escolas públicas do Brasil, ao custo de cerca de 1 bilhão de reais.

O item L do documento, segundo o qual a obra deveria “estar isenta de erros de revisão e/ou impressão” foi retirado do edital. Assim, podem ser aprovados até mesmo livros com erros gramaticais. “Incluir referências bibliográficas” também não será mais necessário, medida que permitirá que o material de estudo seja ou não baseado em pesquisas científicas.

Os livros do Ensino Fundamental também não precisam mais estar isentos de publicidade de marcas, produtos ou serviços comerciais, pois o item que a proibia foi retirado. Assim, uma publicação pode incluir um anúncio publicitário verdadeiro, por exemplo, para análise em sala de aula.
Livros didáticos.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »