-

* Sem decreto de Temer, salário mínimo vira o ano sem reajuste.

O presidente Michel Temer não assinou o decreto que reajusta o salário mínimo. Com isso, o piso nacional vai permanecer em 954 reais até que o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL) publique o documento.

No Orçamento para 2019, aprovado pelo Congresso, a previsão é que o mínimo chegue a 1.006 reais, aumento de 5,45%. O piso nacional é usado para calcular aposentadorias, seguro-desemprego, Bolsa Família, entre outros programas sociais do governo federal.
 
 Para valer em 1º de Janeiro, Temer precisaria enviar uma edição extra do Diário Oficial da União até o fim do dia. Questionada sobre a possibilidade, a Casa Civil não respondeu.  Ao jornal O Estado de S. Paulo, auxiliares do presidente afirmaram que ele deixará a missão ao sucessor.

Tradicionalmente, o aumento  é publicado nos últimos dias de dezembro com uma previsão de inflação feita pelo Ministério da Fazenda, já que o índice oficial só é publicado em meados de janeiro pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).  Por isso, o valor pode ser menor que o previsto no orçamento.
Temer na pauta...
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »