-

* Agroindústria de Beneficiamento de Mel em Apodi.

Os produtores de mel do Assentamento Milagre, em Apodi (RN), estão cada dia mais perto de realizar um grande sonho. É que as obras de reforma da agroindústria de beneficiamento de mel estão a todo vapor e muito próximas de serem concluídas, com mais de 80% de execução. Produtores desde 1997, eles planejam aumentar a produção e alcançar novos mercados.
 
A proposta de reformar a pequena fábrica de mel é para que os produtores obtenham a certificação dos órgãos fiscalizadores e produzam de acordo com a legislação sanitária vigente. Com o selo federal e estadual nos produtos, eles podem sonhar com uma comercialização distribuída em todo o Rio Grande do Norte.
 
O investimento na associação comunitária de Milagre é do Governo do Estado e soma R$ 105.909,60 na reforma da casa de mel e $ 268 mil na aquisição de colmeias, máquinas, equipamentos e veículo, beneficiando diretamente 12 famílias. O projeto é realizado pelo Governo Cidadão, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), e recursos do Banco Mundial.
 
A estimativa é produzir até 24 toneladas de mel no primeiro ano, assim que a nova fábrica estiver certificada e em funcionamento. Noventa por cento deverão ser comercializados a granel, enquanto 10% serão em sachês de mel. Castigados pela seca desde 2009, eles estão de ânimo renovado com o bom inverno deste ano e a perspectiva de começar a produzir em breve.
Recado dado.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »