-

* Alexandre de Moraes solta Oswaldo Eustáquio.

Em decisão neste domingo (05/07), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes soltou o blogueiro Oswaldo Eustáquio. O pedido de prisão temporária venceu neste domingo. Ele foi preso pela Polícia Federal no último dia 26, acusado de propagar ataques contra as instituições e mover uma rede de mobilização virtual em prol de atos antidemocráticos.

No entanto, com a saída da prisão, Oswaldo terá que respeitar uma série de decisões impostas pelo Supremo, entre elas, está a proibição de manter contato com pessoas envolvidas nas investigações e de frequentar as redes sociais. Ele também deverá manter a distância de 1 km da Praça dos Três Poderes e das residências dos ministros da corte e não poderá deixar o Distrito Federal.

Segundo a investigação, existem indícios de que o Oswaldo participa de “fatos que estão sob apuração e guardam relação com atos de potencial lesivo considerável”. A PF aponta que ele tem mobilizado uma parcela da população, que “com afinidade ideológica” tem sido usada para propagar o extremismo e discurso de polarização. No dia 1º, o mesmo sofreu um mal estar ao ser transferido para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Oswaldo foi preso por ordem de Moraes, e a PF aponta que ele se preparava para deixar o país. Ele chegou a ir em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. A defesa afirma que ele tem parentes em Mato Grosso do Sul.
Blogueiro.
Correio Braziliense
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »