-

* Pernambuco diz ao TCE que deixará de fazer compras pelo Consórcio NE.

A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco enviou ofício do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para informar que o Estado não irá mais realizar compras para o enfrentamento da Covid-19 através do Consórcio Nordeste.

A decisão do Governo seu deu após um alerta feito pelo conselheiro Carlos Porto, relator das contas da Saúde no tribunal.

“Esta secretaria não mais realizará aquisições para o enfrentamento ao coronavírus mediante a transferência de recursos ao Consórcio Nordeste, bem como adotará, em relação aos valores ainda não devolvidos, as medidas necessárias ao ressarcimento dos valores repassados nos dois contratos de rateio cujos objetos não foram executados”, informou o secretário André Longo, em ofício ao TCE.

O Consórcio Nordeste é formado por todos os estados da região, e foi criado com o objetivo de facilitar compras e negociações em comum para os nordestinos. Com a pandemia, utilizaram este mecanismo para comprar respiradores. Só que, em uma das compras, foram pagos mais de R$ 48 milhões de forma antecipada e os equipamentos não foram entregues. Nem o dinheiro devolvido, até agora. Dessa quantia, R$ 4,8 milhões são do Rio Grande do Norte.

Grande Ponto
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »