-

* Plano: RN estima imunizar 730 mil pessoas nas 3 primeiras fases de vacinação contra Covid-19.

 O governo do Rio Grande do Norte espera vacinar cerca de 730,3 mil pessoas nas três primeiras fases de vacinação contra a Covid-19, de acordo com o plano estadual de operacionalização divulgado nesta sexta-feira (18) em Natal. O documento foi produzido com base no plano nacional de imunização, lançado na quarta-feira (16), e também aponta como deverá ser a distribuição dos lotes das vacinas que chegarem ao estado.

Durante o lançamento do plano, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que o estado estará com toda estrutura pronta para recebimento e distribuição dos lotes dos imunizantes até a segunda quinzena de janeiro, mas reforçou que o início da imunização dependerá do envio de vacinas pelo governo federal. Até agora a Agência Nacional de Vacinação (Anvisa) não autorizou nenhuma vacina no país.

De acordo com o governo, os 730 mil potiguares fazem parte dos grupos prioritários que serão atendidos nas três primeiras fases de vacinação, porém o número ainda pode ser acrescido. Ao todo, o estado estima até agora quase 804 mil pessoas dentro de todos os prioritários, alcançando também professores e servidores da segurança, que deverão estar nas fases seguintes.

"O RN já tem pronto o seu plano. A vacina chegando, vamos iniciar imediatamente a aplicação ", afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT). Na quarta (16), Fátima cobrou data para início da vacinação no país.

Segundo o governo, a meta estabelecida pela própria Secretaria Estadual de Saúde é de alcançar pelo menos 95% do público-alvo da vacinação.

As primeiras fases são as seguintes:

1ª Fase

·         Trabalhadores de Saúde

·         Pessoas de 75 anos e mais

·         Pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas

·         População indígena aldeado em terras demarcadas aldeada,

·         povos e comunidades tradicionais ribeirinhas.

2ª Fase

·         Pessoas de 60 a 74 anos

3ª Fase

·         Pessoas com diabetes mellitus; hipertensão; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; obesidade grave (IMC≥40)

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, o governo vai receber os imunizantes em uma central e transportá-los a seis centrais regionais de saúde, que serão responsáveis pela distribuição das vacinas aos municípios. Serão as prefeituras as responsáveis pelo transporte das vacinas das centrais para seus postos de saúde, como ocorre em outras campanhas de imunização.

A estrutura conta com uma Central Estadual de Rede de Frio localizada em Natal, e com Gerências de Imunização nas seis Regionais de Saúde localizadas nos municípios de João Câmara, São José do Mipibu, Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Caicó. De acordo com o governo, novas estruturas de frios serão compradas. Também há previsão de aquisição de mais de 2 milhões de seringas com agulha para aplicação das vacinas em duas doses.

Plano.
G1

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »