-

* Governo do RN admite que só 60% das escolas devem iniciar aulas presenciais na segunda-feira.

 O retorno presencial das aulas no Rio Grande do Norte está marcado para a próxima segunda-feira (1º), mas nem todas as escolas do estado estão prontas para a retomada. O secretário estadual de Educação, Getúlio Marques, admitiu que cerca de 60% das instituições de ensino devem iniciar retorno presencial de forma gradual e no modo híbrido, com trabalho remoto.

Uma parte das escolas não tem condições de voltar por não terem se adequado ainda às normas sanitárias que recomendam os especialistas. Aquelas que estiverem nessa situação devem comunicar à Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).

Apesar disso, de acordo com o secretário Getúlio, todas as escolas devem retomar as aulas na data, mesmo que de forma remota, para dar continuidade ao ano letivo de 2020.

“As que ainda não estão preparadas deverão iniciar remotamente e providenciar as condições necessárias para o retorno o quanto antes. Para tanto deverão formalizar através de memorando justificando as causas do seu não retorno”, avisou o presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RN (Undime-RN) e secretário municipal de educação de Monte Alegre, Alexandre Soares, durante a live “Calendário Potiguar 2020/2021: o que os Dirigentes Municipais de Educação precisam saber?”, realizada na tarde desta quarta-feira (27).

Os dirigentes escolares reclamam que ainda não receberam todos os recursos emergenciais que devem contribuir para compra de materiais. Getúlio Marques justificou que houve problemas no cadastro de algumas escolas e que a questão está sendo resolvida.

“Os pagamentos estão em curso. Hoje todas as escolas receberam verba do [Programa de Autonomia da Gestão das Unidades Escolares] Pague, do Governo Estadual. Foram enviados cerca se R$ 5.2 milhões para 592 escolas”, anunciou o gestor, esclarecendo que o cartão PNAE também não foi entregue a algumas unidades por questões cadastrais, mas está sendo viabilizado com o Banco do Brasil.

Quanto ao Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE Emergencial, deve ser pago pelo Governo Federal, e já foi solicitado pelo Governo do RN, de acordo com Marques.

Aos dirigentes municipais de educação, Getúlio contextualizou: “Todas as recomendações e o que gostaríamos é que tivéssemos todas as escolas preparadas especialmente na questão sanitária. Sabemos, no caso das escolas estaduais, e com certeza algumas municipais que ainda não chegaram nesse nível que nós gostaríamos e não é culpa de gestor, de professor são questões da burocracia, da ausência de recursos”, disse.

Getúlio e Alexandre explicaram que o plano de retomada das aulas presenciais foi definido por um comitê educacional, que buscou soluções para a educação, que está sendo “afetada de forma generalizada” pela pandemia.

“Quando houve a construção do plano foram colocadas todas as condicionantes para o retorno. Nós temos que lutar pra poder colocar isso em prática”, falou, buscando convencer os professores, que ameaçam entrar em greve, sobre a volta às escolas.

“Não existe essa história de só voltar se tomar vacina. Nós temos que tomar a vacina porque voltamos. Não existe mais possibilidade de os alunos ficarem sem aulas. Nós estamos na linha de frente e temos que ser vacinados”, ponderou o representante da Undime no RN, ao lembrar ainda que os estudantes não ficaram completamente sem aulas. “Tivemos aula. Não foi a que queríamos, mas foi a que pudemos dar, com vários tipos de estratégias diferentes que conseguiram atingir diversos alunos”.

A dirigente municipal de Serrinha dos Pintos, Fátima Fernandes, comentou durante a live que em sua cidade a Educação vai esperar outro momento para o retorno presencial.
“Estamos com tudo planejado, protocolo de retorno também, porém vamos iniciar remotamente devido o grande número de covid no município. Reunimos todos os seguimentos legais e tomamos essa decisão”, escreveu durante o evento online.

De acordo com Alexandre, as cidades tiveram autonomia para elaborar seus planos, já que não há imposições e cada uma tem especificidades a serem consideradas na retomada.

Fátima Bezerra.
Saiba Mais – Agência de Reportagem

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »