-

* Nota da SESAP sobre Hospital Walfredo Gurgel.

 NOTA

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que a regulação da porta de entrada do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) foi alinhada com os municípios da Região Metropolitana de Natal e com o Ministério Público do Estado, com implementação prevista para o dia 15 de outubro.

Para tanto, vem sendo feito um trabalho para viabilizar a medida, de modo a garantir a prestação de um atendimento de qualidade em urgência e emergência cirúrgica, em especial ao trauma, integrado ao ensino e pesquisa, de acordo com a missão dessa unidade hospitalar.

Vale ressaltar que o HMWG conta com o apoio do Hospital Sírio-Libanês, no desenvolvimento do projeto “Lean Emergências”. Além disso, o estado ampliou a oferta de cirurgas eletivas ortopédicas desde a última semana, a fim de incrementar a oferta do serviço, com a capacidade de realizar 150 cirurgias aos mês no Hospital Walfredo Gurgel, juntamente com o Hospital Deoclécio Marques de Lucena.

Atualmente, a maior demanda do HMWG é advinda de munícipes de Natal e Região Metropolitana, e 26% das pessoas que procuram a unidade vêm diretamente de seus domicilios, sem terem passado por uma regulação prévia. Cabe destacar que trata-se de uma unidade de alta complexidade referencial estadual.

Em busca por melhor organizar o serviço e prestar um atendimento de maior qualidade, o acesso ao HMWG deverá ocorrer de forma regulada, por meio da Central de Acesso às Portas Hospitalares (CAPH), que será responsável por regular pacientes cirúrgicos que não são emergências e pacientes clínicos graves para as unidades de referência hospitalar.

Urgências clínicas gerais serão reguladas diretamente entre as portas municipais e os hospitais regionais estaduais.

Nota da SESAP.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »