-

* Dr. Bernardo solicita novos leitos de UTI para os Hospitais Regionais do RN.

O deputado Dr. Bernardo (MDB) em seu pronunciamento (abaixo) externou sua preocupação com relação aos leitos de UTI das unidades de saúde do Estado. “Hoje eu vou me somar ao deputado Nelter Queiroz para falar da situação dos leitos de UTI do Rio Grande do Norte. Eu enviei requerimento ao Governo do Estado, pedindo que informe quantos leitos de Covid foram transformados em leitos de UTI geral. Para quem não sabe, um dos parlamentares que foram contra o hospital de campanha fui eu, porque eu defendia a criação de estruturas nos hospitais públicos já existentes, e até nos privados, principalmente os sem fins lucrativos, para que ficasse um legado da pandemia, com a transformação dos leitos de UTI Covid em leitos de UTI geral”, explicou. 

Segundo o parlamentar, essa transformação de leitos ocorreu no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, mas não ocorreu em Pau dos Ferros e Apodi, por exemplo. 

“O fato é que ainda existe um déficit grande em leitos de UTI no RN. No próprio Tarcísio Maia, a gente ouve diariamente relatos de familiares que precisam desses leitos e não conseguem. Então, eu faço esse apelo ao governo estadual, para que busque uma solução imediata, a fim de que possamos sair dessa situação gravíssima em relação aos leitos de UTI no Estado”, pleiteou Dr. Bernardo. 

Outro tema levantado pelo deputado foi a questão da escala médica do Hospital Regional de Apodi. 

“Outro dia eu testemunhei um acidente na BR-405, com um carro e uma moto, e prestei socorro aos cinco pacientes. Chegando no hospital de Apodi, chamaram a ambulância do SAMU, mas não havia nenhum profissional médico nela. E no hospital, só fica um médico de plantão. A sorte foi que eu era médico e fiquei no lugar do plantonista para que ele acompanhasse o paciente na ambulância até o Tarcísio Maia. Ou seja, quando há uma ocorrência do SAMU, o hospital perde seu médico de plantão”, detalhou. 

Pronunciamento.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »