-

* Governo Fátima inaugura nova adutora no município de Paraná.

População estava há 8 anos em colapso no abastecimento

O município de Paraná, a 450 quilômetros de Natal, que há oito anos enfrenta situação de colapso no abastecimento de água, ganhou nesta quinta-feira (9) uma nova adutora que vai regularizar o fornecimento.

O Governo do Estado, através da Caern, investiu R$ 1,5 milhão em recursos próprios para levar água à área rural denominada Vila Caiçara, que tem dois terços da população do município (3 mil pessoas) e 714 ligações à rede pública de abastecimento.

A nova Adutora Vila Caiçara tem 5,5 quilômetros de extensão e substitui a antiga rede que passava por área privada, o que dificultava a manutenção e a fiscalização. A Caern também instalou um novo sistema de captação, reformou a estação de tratamento de água com melhorias na casa de química, e instalou novo grupo de motobombas na estação elevatória de água tratada. O escritório recebeu adequações para atender população de 4.298 habitantes.

A governadora Fátima Bezerra disse: “é quase inacreditável, parece filme de ficção, uma cidade passar oito anos sem abastecimento de água. Mas o nosso Governo está fazendo sua obrigação que é atender as necessidades do povo. Hoje estamos entregando água, um novo sistema de abastecimento à Vila Caiçara em Paraná. Isso é resultado de uma gestão séria e comprometida que respeita o povo”.

Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti pontuou que as ações do Governo do Estado promovem a universalização do acesso à água no RN. “Este sistema que inauguramos hoje é a realização de um sonho. O Governo também está perfurando poços. Serão 635, sendo 175 no Alto Oeste, que serão entregues com a bomba funcionando para superar as dificuldades de abastecimento”. Em Paraná, três poços foram perfurados.

A administração estadual continua trabalhando para melhorar o abastecimento em Paraná. A Caern vai instalar mais 14 quilômetros da adutora para levar água da Vila Caiçara até a área urbana do município que tem 410 ligações. A previsão é concluir os serviços no primeiro bimestre de 2022.

Fátima em ação.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »