-

* Lançada a edição 2022 do Programa Jovem Senador e esse conta com o incentivo da 13ª DIREC.

O Senado Federal lançou a edição 2022 do Programa Jovem Senador. Os participantes serão selecionados por meio de um concurso de redação realizado em escolas públicas de ensino médio de todo o país. O tema deste ano é “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”.

Na primeira fase da seleção, as secretarias da educação dos estados e do Distrito Federal vão escolher as três melhores redações dos estados e do Distrito Federal. Na segunda fase, uma comissão julgadora vai escolher, dentre os finalistas estaduais, os 27 estudantes que serão aclamados jovem senadores ou senadoras.

Os vencedores e seus respectivos professores orientadores, participarão da Semana de Vivência Legislativa, a realizar-se no período de 27 de junho a 01 de julho de 2022. Durante a Vivência, os jovens senadores e senadoras elaboram proposições legislativas que podem ser aceitas como Projetos de Lei pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Desde o início do Projeto, já foram apresentadas 54 proposições, sendo que 40 foram aceitas como projetos de Lei do Senado e 2 como Proposta de Emenda à Constituição.

O regulamento do concurso, assim como a folha de redação e a ficha de inscrição, estão disponíveis no site senado.leg.br/jovemsenador.

Esta é a 10ª edição do Jovem Senador, um programa que já mobilizou quase dois milhões de estudantes e milhares de escolas e professores. O Senado Federal acredita no poder da educação para mudar a realidade brasileira e trazer do campo das ideias para a vida prática os conceitos de democracia, ética e participação política.

Calendário da Edição 2022

• Entrega das redações Até 18/03/2022
• Seleção dos finalistas estaduais até 18/04
• Anúncio dos 27 jovens senadores e senadoras 06/05
• Anúncio do vencedor do Concurso de Redação 11/05
• Semana de Vivência Legislativa - 27 de junho a 01 de julho de 2022

Para maiores informações, procurar na13ºDIREC, Dallyene Catarina.

13ª Direc  incentiva inscrições.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »