-

* Escândalos e trapalhadas desmoralizam militares no governo Bolsonaro.

Após o fim da ditadura, as Forças Armadas dedicaram três décadas à tentativa de recauchutar sua imagem pública. Bastaram três anos de governo Bolsonaro para jogar esse esforço por água abaixo.

O primeiro mito a cair foi o da eficiência fardada. Os oficiais venderam a ideia de que sua formação rígida, baseada em hierarquia e disciplina, produziria superquadros para funções civis. Então Bolsonaro nomeou Eduardo Pazuello para comandar o Ministério da Saúde em plena pandemia.

O general confessou que “nem sabia o que era o SUS” quando assumiu a pasta. Sua gestão ficou marcada pela letargia, pela incompetência e pela submissão ao negacionismo presidencial. Sob intervenção fardada, o ministério atrasou a compra de vacinas e deixou faltar oxigênio em hospitais. Pazuello foi apresentado como especialista em logística. Num episódio inesquecível, imunizantes reservados para o Amazonas foram parar no Amapá.

Os militares também fracassaram ao tentar substituir o Ibama no combate ao desmatamento. O Ministério da Defesa torrou mais de R$ 500 milhões em operações batizadas com o nome pomposo de “Verde Brasil”. Apesar da gastança, a destruição da Amazônia aumentou a cada ano desde a posse de Bolsonaro.

O governo do capitão demoliu um segundo mito construído nos quartéis: o de que os militares seriam mais honestos que os civis. Um relatório do TCU apontou “robustos indícios de fraude” na compra de insumos para a produção de cloroquina no laboratório do Exército. Outra auditoria revelou que o Ministério da Defesa usou verbas de combate à Covid-19 para comprar picanha e filé-mignon.

Agora o tribunal abriu processo para apurar se houve superfaturamento na compra de 35 mil comprimidos de remédio indicado para a impotência sexual. A Marinha alegou que os azuizinhos seriam destinados ao tratamento da hipertensão arterial pulmonar. Coube ao general Hamilton Mourão desmoralizar a versão meia bomba: “Eu não posso usar meu Viagra, pô?”.

Como se não bastassem os vexames do presente, os militares insistem em fazer piada com os crimes do passado. Na segunda-feira, o vice-presidente ironizou apelos para investigar e punir torturadores da ditadura. Aos risos, perguntou: “Vai trazer os caras do túmulo?”. Globo

Sabe destruir tudo que encosta seu moço!

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »