-

* Paranaenses recebem mensagens incentivando ataque às instituições caso Bolsonaro não seja reeleito.

Mensagens de texto disparadas de forma massiva para o celulares de paranaenses estão pregando um golpe contra a democracia no final de semana das eleições, caso o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, não seja reeleito no primeiro turno do pleito, que acontece no dia 2 de outubro domingo.

Segundo relatos em redes sociais como o Twitter, a mensagem começou a ser disparada na manhã deste sábado (24 de setembro) e diz o seguinte: “Vai dar Bolsonaro no primeiro turno! Senao, vamos a rua para protestar! Vamos invadir o congresso e o STF! Presidente Bolsonaro conta com todos nos!!”


As mensagens partem do número 28523, que curiosamente é um número usado por serviços públicos digitais do governo do Paraná, segundo informou o The Intercept Brasil. O jornal, inclusive, conversou com três pessoas que receberam a mensagem, as quais relataram ter utilizado anteriormente serviços digitais do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), e um sistema chamado Paraná Inteligência Artificial (PIA), plataforma de serviços digitais do governo. Até então, contudo, a comunicação se restringia a informações sobre protocolos de atendimento e códigos de autenticação. Neste sábado vieram as mensagems golpistas, pelo mesmo número, numa situação que a assessoria do governo do Paraná afirma já estar sendo apurada.


Tal número, entretanto, não seria utilizado exclusivamente por serviços do governo paranaense. Há relatos de outros internautas que já teriam recebido SMS do mesmo número referentes à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e também em mensagens encaminhadas por empresas privadas, num indicativo de que tais mensagens podem ter sido disparadas por uma empresa terceirizada de SMS.


Além do teor atentatório das mensagens em si, o disparo em massa de SMS sem consentimento dos destinatários são proibidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde 2021. A lei eleitoral também veda doações ou venda de cadastros às campanhas.

Absurdo.


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »