-

* Assaltos, veículos queimados, prisões e notícias falsas: Secretaria de Segurança investiga ocorrências no fim de semana no RN.

A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte confirmou nesta segunda-feira (10) que investiga vários crimes que aconteceram durante o último fim de semana em cidades da região metropolitana de Natal e no interior do estado.

Os crimes foram acompanhados de uma série de publicações, algumas delas falsas, nas redes sociais. Entre os casos confirmados, houve assaltos - inclusive em pontos turísticos - homicídios, veículos queimados, prisões de suspeitos, entre outras ocorrências.

Em alguns casos de incêndios, as autoridades ainda apuram se foram causados de forma criminosa ou não.

Segundo o coronel Francisco Araújo, secretário estadual de Segurança Pública, não é possível relacionar as ocorrências entre si, ou a uma suposta determinação de uma facção criminosa, como divulgado pelas redes sociais.

"Tudo que foi notificado pelas redes sociais, toda estrutura de segurança pública coletou esses dados e eles foram encaminhados para investigação, para que nós tenhamos certeza de onde veio e o que provocou tudo isso. As investigações são conduzidas pelo Ministério Público, através do Gaeco, pela Polícia Federal e pela Polícia Civil", disse durante entrevista ao RN1, da Inter TV Cabugi.

O secretário afirmou que as ações de policiamento ostensivo foram ampliadas nas ruas da capital e da região metropolitana e as ações devem seguir nos próximos dias com operações policiais, deflagradas a partir de inquéritos já em andamento.

Ele ainda pediu que a população evite repassar notícias de crimes sem ter certeza se os fatos realmente aconteceram, a fim de evitar pânico.

"Teve notícias de ocorrências em universidades que não eram verdade. As pessoas deixaram de levar os filhos à escola, deixaram de ir aos restaurantes. Quem deixou de ganhar foi a própria população, por causa de notícias que não foram verdadeiras", considerou.

Uma das informações falsas que circularam durante o fim de semana, segundo a Sesed, anunciava a suspensão da circulação dos ônibus de três linhas na Região Metropolitana por causa da violência. A informação foi negada pela federação que representa as empresas de transporte coletivo.

"Em todas as ocorrências reais, as forças de segurança pública fizeram a ação policial. Claro que o ideal era que não existisse nenhuma ocorrência, mas a Segurança Pública existe para preservação da ordem pública. Quando há um incremento da criminalidade em determinada zona geográfica, as forças estão atuando. O que nós pedimos é a compreensão da população, que quando for mandar uma mensagem para um familiar, um amigo, tenha cuidado de checar o que está passando, para não causar o pânico na população. Quem perde com isso é o cidadão trabalhador, que sai de casa para suas atividades", afirmou o secretário.

O secretário não deu prazo para conclusão das investigações. g1

Competente Coronel Araújo.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »