-

* ‘É preciso vencer os dragões do ódio e da mentira’, diz bispo de Aparecida em missa.

 APARECIDA (SP) – O arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes, afirmou na manhã desta quarta-feira (12) que “é preciso vencer os dragões do ódio e da mentira”. A frase fez parte da homilia da missa solene na basílica do Santuário Nacional de Aparecida, lotada e com gente aglomerada do lado de fora.

Na fala, disse que é preciso escutar Maria e a população. “Maria venceu o dragão, e temos muitos outros que ela vencerá.” Após citar que o da pandemia já havia sido vencido, mencionou os do ódio e da mentira.

“Temos o dragão do ódio, que faz tanto mal, e o da mentira. E a mentira não é de Deus, é do maligno”, afirmou o religioso, que listou em seguida os dragões do desemprego, da fome e da incredulidade.

Ele também defendeu a importância do voto, em uma referência ao segundo turno, no próximo dia 30, à Presidência e aos governos estaduais. “É necessário exercer esse direito”, afirmou. “Está faltando pão, faltando fraternidade. Esse é o vinho que precisamos nos dias de hoje”, disse, em outro trecho do sermão.

No ano passado, durante seu discurso, o arcebispo pregou “vamos abraçar os nossos pobres e também nossas autoridades para que juntos construamos um Brasil pátria amada. E para ser pátria amada não pode ser pátria armada”, em uma referência ao presidente Jair Bolsonaro (PL), defensor do armamento, que mais tarde visitou o santuário.

No dia seguinte, o presidente rebateu o bispo dizendo que respeitava o religioso, mas que antes no Brasil “só bandido tinha arma de fogo”. Candidato à reeleição, o presidente é esperado no santuário nesta quarta novamente.

Bolsonaro é novamente esperado em Aparecida nesta quarta-feira. A expectativa é que ele chegue por volta de 14h.

Durante a missa solene, entre as autoridades foi citada a presença do senador eleito Marcos Pontes (PL), ex-ministro de Ciência e Tecnologia de Bolsonaro. O atual chanceler, Carlos França, também estava presente.

A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) emitiu nota nesta terça-feira (11) na qual diz “lamentar e reprovar” a “exploração da fé e da religião” no segundo turno das eleições. Principal entidade da Igreja Católica no país, a CNBB não mencionou candidatos nem partidos no texto.

“Lamentamos, neste momento de campanha eleitoral, a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno. Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições”, afirma a entidade.

“Meu marido ficou duas semanas internado. Rezei muito para ele sarar”, afirmou.

Este foi o primeiro ano sem restrições por causa da Covid-19 desde 2019, quando 160 mil pessoas foram ao santuário –em 2021 o público estimado foi de 70 mil pessoas.

A direção do santuário evita estimar o número de fiéis por causa da falta de parâmetro por causa da pandemia. Mas na missa presidida por dom Orlando, por exemplo, havia muito empurra-empurra do lado de fora da basílica para se tentar uma hóstia.

A Polícia Militar Rodoviária estima que 50 mil romeiros devem ir ao Santuário neste ano. E, principalmente nos 50 km finais entre São Paulo e Aparecida, havia muitos grupos no acostamento da rodovia Presidente Dutra, na manhã desta quarta. Quem foi de carro também enfrentou congestionamento na estrada.

h
Nossa.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »