-

* Kleber Rodrigues homenageia Macaíba pelos 145 anos de emancipação.

Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa do RN, o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) demonstrou seu apreço pela cidade de Macaíba e parabenizou o município pelo seu aniversário de 145 anos.

“Hoje é um dia muito importante e especial, porque é o aniversário da querida cidade de Macaíba, da qual eu recebi, com muita felicidade, o título de cidadão. Macaíba é o berço da minha família: da minha esposa, sogra, cunhado e outros familiares que lá residem. O município é ainda um dos principais da região metropolitana de Natal, e hoje está completando 145 anos de história, memórias e tradição”, celebrou o parlamentar.

Segundo Kleber Rodrigues, a história do município começou a ser escrita em 1614, bem antes da sua emancipação, quando o capitão Francisco Rodrigues Coelho recebeu terras que deram origem ao segundo engenho do RN, o “Engenho Potengi”, hoje conhecido como “Solar Ferreiro Torto”, um dos principais monumentos da história do Estado.

“Ontem, dentro das inúmeras comemorações que se iniciaram na segunda-feira (24), tivemos a satisfação de assistir, de forma inédita, um documentário falando da história da cidade, desde a Vila Cuité até os tempos atuais. E a produção ganhou ainda mais brilho quando apresentou personalidades ilustres, conhecidas por todos, como Augusto Severo, Alberto Maranhão, Tavares de Lira e Auta de Souza, a poetisa que elevou o nome de Macaíba, com poemas românticos, além de sua influência simbolista e de alto valor estético”, detalhou o deputado.

Kleber explicou que Macaíba também foi berço comercial do RN, no século XIX. “Nessa época, muitos comerciantes importantes se deslocaram para a cidade, levando bastante desenvolvimento econômico”. 

Ainda de acordo com o parlamentar, “o documentário relembra a história de Macaíba através da memória de historiadores, como o ex-deputado Valério Mesquita, o jornalista Osair Vasconcelos e o teatrólogo Júcio Marcelino”.

Continuando seu discurso, o deputado Kleber parabenizou todos que produziram o curta-metragem, bem como os moradores de Macaíba, que, segundo ele, têm muito a celebrar.  “Macaíba cresce a passos largos, com economia pujante, gerando empregos e mudanças na sua infraestrutura e na qualidade de vida. Então, eu quero parabenizar também o prefeito e os colegas vereadores, por estarem à frente dessas mudanças que colocam o município em destaque no Rio Grande do Norte”, acrescentou. 

Por fim, o parlamentar disse que é muito importante comemorar os 145 anos de emancipação da cidade, contando histórias e preservando sua maior riqueza, que é sua memória. 

“Portanto, a todos os macaibenses, meus parabéns! E que venha muito mais legado e mais desenvolvimento! Vocês podem ter certeza de que eu continuarei defendendo o município com muita dedicação”, concluiu.

Deputado.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »