-

* Lula pede a quem tem 'uma gota de sangue nordestino' que não vote em Bolsonaro no 2º turno.

O candidato do PT à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, fez um apelo nesta quinta-feira (6) para que "quem tiver uma gota de sangue nordestino" não vote no presidente Jair Bolsonaro (PL), adversário dele na disputa do segundo turno das eleições.

Lula justificou o apelo ao fato de Bolsonaro ter associado a vitória petista no Nordeste no primeiro turno das eleições ao analfabetismo na região.


A declaração de Bolsonaro aconteceu durante uma "live", na quarta-feira (5). O presidente comentava uma notícia sobre a vitória de Lula em estados com alta taxa de analfabetismo quando afirmou:


"Uma notícia importante, pessoal: 'Lula venceu em nove dos dez estados com maior taxa de analfabetismo'. Vocês sabem quais são esses estados? São do nosso Nordeste. Não é só taxa de analfabetismo alta o mais grave nesses estados. Outros dados econômicos agora também são inferiores nessas regiões."


Bolsonaro afirmou, em seguida, que "esses estados do Nordeste estão sendo há 20 anos administrados pelo PT" e que "onde a esquerda entra, leva o analfabetismo, leva a falta de cultura, leva o desemprego."


No primeiro turno das eleições, Lula recebeu mais votos que Bolsonaro em 14 estados, entre eles todos os estados do Nordeste.


"Ontem o meu adversário disse que eu só ganhei as eleições dele porque o povo nordestino é analfabeto", disse Lula durante discurso em São Bernardo do Campo (SP).


"Eu queria pedir para vocês que vocês mandassem telefonema para os parentes de vocês no Nordeste. Quem tiver uma gota de sangue nordestino não pode votar nesse negacionista monstro que governa esse país. Ele tem que aprender uma lição", continuou Lula.


O candidato petista afirmou ainda que os nordestinos ajudaram a construir o país e que o analfabetismo ainda existe no Brasil porque "esse país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação".

Fato.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »