-

* Maior ídolo da história do ABC, Alberi morre em Natal aos 77 anos.

Morreu na noite desta sexta-feira, em Natal, o ex-jogador Alberi, maior ídolo da história do ABC Futebol Clube. Alberi José Ferreira de Matos tinha 77 anos e estava internado em um hospital particular da capital potiguar devido a complicações da diabetes.

O velório teve início às 9h deste sábado, no Centro de Velório São José (Lagoa Seca). A missa será celebrada às 14h, no mesmo local. O sepultamento ocorrerá às 16h, no Sempre Cemitério Zona Norte (Antigo Parque da Passagem).

Pernambucano de nascimento, o eterno camisa 10 do Mais Querido criou uma identificação muito grande com o clube e a torcida alvinegra.

Em 1972, pelo ABC, Alberi recebeu uma das maiores premiações para um jogador de futebol brasileiro: o troféu "Bola de Prata", que era organizado pela revista Placar. A conquista completa 50 anos em 2022 e é considerada a maior conquista individual de um jogador com a camisa de um clube potiguar.

Durante quase 10 anos, conquistou títulos importantes para a história do ABC, como o tetracampeonato do Campeonato Potiguar de 1970 a 1973, além de um quinto título em 1983. Outras duas conquistas coletivas foram as taças Cidade do Natal, e 1971 e 1983. Foi artilheiro duas vezes, em 1971, com 16 gols, e em 1972, com 10 gols.

Alberi também integrou a equipe que excursionou por mais de 100 dias por três continentes - Europa, África e Ásia. O ídolo dá nome ao Centro de Treinamento do ABC.

 

Ao longo da história, Alberi marcou 210 gols com a camisa alvinegra e ocupa a segunda posição na artilharia do ABC, ficando apenas atrás do atacante Jorginho, que atingiu a marca de 219 gols.

 

Entre os jogos marcantes, o duelo contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro de 1972, que levou mais de 50 mil pessoas ao antigo estádio Machadão, em Natal.

 

Alberi nasceu em 28 de janeiro de 1945, em Recife. Além do ABC, jogou por Santa Cruz, Sergip, América-RN, Baraúnas e Alecrim. Pelo América-RN, maior rival do ABC, foi campeão potiguar em 1977. O Alvirrubro também publicou nota de pesar. g1


Ladeando o Rei Pelé.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »