-

* Padre é afastado pela Arquidiocese de Natal por suspeita de abuso sexual de adolescente no RN.

Um padre que atua em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, foi afastado das funções ministeriais durante uma investigação sobre suposto abuso sexual de um adolescente.

A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Natal. O arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha determinou o afastamento do padre Iranildo Augusto de Assis e a instauração de uma investigação prévia. A medida foi tomada na última terça-feira (18).

"A dimensão e a gravidade da denúncia obrigam a assumir o compromisso pela verdade, justiça e reparação dos danos. Nesse sentido, a Arquidiocese de Natal se colocará à disposição das autoridades civis para que o caso seja elucidado em vista do bem das partes e da própria Igreja", afirma a nota divulgada pela igreja.

g1 procurou o padre por telefone, mas não teve as ligações atendidas.

Denúncia

O caso veio à tona após a denúncia da mãe de um adolescente de 14 anos, que teria sofrido um abuso na igreja, no último domingo (16). Segundo a mulher, que terá a identidade preservada, o caso aconteceu dentro da sacristia.

Ela contou que o filho conheceu o religioso há cerca de três meses e o padre pediu que ele e os amigos ficassem indo à igreja, incluindo os adolescentes em atividades religiosas. Segundo a mãe, o filho era levado para lanches e inclusive passou a receber R$ 200 do padre para que retirasse os dízimos e ofertas.

"Domingo passado meu filho me ligou pedindo para eu ir buscá-lo o mais rápido possível na igreja. Eu perguntei o que tinha acontecido, mas ele não quis falar na hora. Depois que eu cheguei, ele contou que tinha ido tomar água, quando o padre chegou, abraçou ele, ficou chupado a orelha dele, beijando o pescoço e empurrando ele contra a parede", disse a mãe.

De acordo com ela, o jovem se desvencilhou do padre e saiu da igreja. Após deixar o local, o menino ainda revelou à mãe conversas com o padre por meio de um aplicativo de mensagens. Em um dos diálogos, o religioso teria perguntado ao adolescente se ele gostava de homem ou de mulher. Em outro, ele relatou ao garoto que estava na cama "como veio ao mundo".

A família decidiu registrar um boletim de ocorrência na delegacia do município na segunda-feira (17).

g1 procurou a delegacia de São Gonçalo do Amarante nesta quinta-feira (20), mas as ligações não foram atendidas. A assessoria de comunicação da corporação também foi questionada sobre as investigações, mas não respondeu até a última atualização desta matéria.

"Meu filho está traumatizado, quando vê um carro parecido, acha que é ele (padre), não está conseguindo raciocinar direito na escola. Vamos levá-lo a um psicólogo", relatou a mãe.

De acordo com ela, após o caso do seu filho ser divulgado, outras duas denúncias teriam sido feitas por famílias da região. g1

Igreja.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »