-

* Artemis I: cápsula da Nasa deve voltar à Terra neste domingo (11).

 O primeiro passo do programa da Nasa que promete levar os seres humanos de volta à Lua deve ser concluído com sucesso neste domingo (11).

Depois de muita expectativa, a missão Artemis I da Nasa deve amerissar (pousar nas águas do Oceano Pacífico) a cápsula Orion, que será recuperada por funcionários da agência espacial e da Marinha dos Estados Unidos.

 

A Orion havia sido lançada pelo megafoguete da Nasa, o SLS, no último dia 16 de novembro.

 

Embora essa primeira fase do histórico programa de retorno ao nosso satélite natural tenha sido completamente sem tripulação (somente alguns manequins estavam na cabine desta vez), em meados de 2025, a agência planeja pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na Lua.


Por isso, com o retorno da Orion, a Nasa vai agora avaliar as mais diversas condições físicas e dados computacionais relacionados à trajetória da missão, para assim verificar se de fato poderá mandar algum ser humano nesta mesma cápsula.

 

A próxima missão da agência, por exemplo, a Artemis II é esperada em meados de 2024 e será bem semelhante à Artemis I, mas com a diferença de que levará uma tripulação humana, que ainda não foi escolhida.

 

Já a Artemis III será a primeira missão tripulada da agência espacial americana que pousará na Lua desde 1972. A agência pretende fazer história com o programa e pousar nessa fase a primeira mulher e a primeira pessoa não-branca na superfície lunar em meados de 2025.


Para que tudo isso dê certo, porém, a Nasa vai avaliar agora os mais diversos dados da Artemis I.

 

Um dos principais objetivos da agência durante essa primeira viagem é medir fatores como a vibração dentro da Orion, a aceleração e a radiação.

Cápsula.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »