-

* Cidade cearense tem novas eleições após morte do prefeito e vice.

Eleitores de Palhano voltam às urnas neste domingo (5) para eleger prefeito e vice. A eleição suplementar ocorre devido à morte do gestor e do vice, em 2020 e 2022, respectivamente. Disputam as eleições na cidade José do Lalá (PT) e Batista da Mariana (PSD).

Dinho Nunes, eleito prefeito em 2020, morreu com Covid-19 no mesmo ano da campanha eleitoral. A gestão da cidade foi assumida pelo vice, Francisco Erisson Ferreira, que faleceu em dezembro de 2022 de Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) a cidade tem 8.872 eleitores aptos a votar.

Na seção eleitoral, será necessário apresentar documento de identificação com foto, que pode ser:

  • carteira de identidade (RG)
  • passaporte
  • carteira de categoria profissional reconhecida por lei
  • certificado de reservista
  • carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

Caso já tenha cadastro biométrico, pode ser apresentado o e-Título como documento de identificação.

e-Título

O TRE-CE orienta que é necessário fazer com antecedência o download do aplicativo para garantir que tenham uma melhor experiência no dia 5/2. O app oferece diversas facilidades, como verificar local de votação; consultar a situação eleitoral; identificar-se na seção (se tiver feito biometria) e justificar a ausência à votação.

Para fazer o download gratuito do app, basta acessá-lo nas lojas on-line Google Play e App Store no seu smartphone ou tablet. Já para validar o aplicativo, é importante preencher os dados corretamente. Caso haja preenchimento de alguma informação em discordância com o cadastro eleitoral, o sistema não aprovará a solicitação de emissão, e, consequentemente, o eleitor não poderá utilizar o app.

Biometria

Assim como nas Eleições Gerais deste ano, haverá a identificação biométrica no dia da votação.

Disque Eleitor - 148

O eleitorado pode esclarecer suas dúvidas pelo Disque Eleitor, no número148. O serviço funciona, de segunda a sexta, em dias úteis, das 7h às 14h. Por esse canal de atendimento, o cidadão pode informar-se sobre título, local de votação, seção eleitoral e situação eleitoral.


O 148 abrange todo o Estado e a ligação tem o preço de uma chamada local, não sendo possível utilizar bônus da operadora.


Justificativa de ausência às urnas


No dia da eleição: No dia da eleição suplementar, 5/2, o eleitorado de Palhano que estiver fora do seu domicílio eleitoral deve justificar a ausência por meio do aplicativo e-Título.


Após a eleição: Para fazer a justificativa depois do dia da eleição suplementar, o(a) eleitor(a) deverá apresentar documento comprobatório do motivo da ausência (comprovação de viagem, por exemplo). Para o eleitor(a) que está no Brasil, a justificativa pode ser realizada em até 60 dias após o pleito. Já o eleitor(a) que estiver no exterior terá até 30 dias após o retorno ao Brasil para se justificar. Essa justificativa pode ser feita pelo e-Título ou pelo site do TRE.

Prefeito e vice-prefeito de Palhano, no Ceará, morreram em 2020 e 2022, respectivamente, e cidade terá nova eleição.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »