-

* Morre o economista Paul Singer, um dos fundadores do PT.

Morreu na noite desta segunda-feira, aos 86 anos, o economista Paul Singer. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980 e uma das referências intelectuais da sigla, ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e não resistiu ao quadro de septicemia. O velório será realizado no Cemitério Israelita, no Butantã, a partir das 9h desta terça. O sepultamento está marcado para as 14h30.

Em nota divulgada em seu site oficial, o PT lamentou a morte do acadêmico. “[Singer] deixa o exemplo da coerência política, da militância de esquerda, do caráter reto e do intelectual que nunca mudou de lado”, diz o comunicado assinado pela presidente da legenda, a senadora Gleisi Hoffmann.

O economista deixa três filhos, entre eles o jornalista André Singer, porta-voz da Presidência no governo Lula.

Trajetória

Nascido em Viena, em 1932, Singer e a família migraram para o Brasil na década de 1940, quando a Alemanha anexou a Áustria e intensificou a perseguição aos judeus. Em 1953, como trabalhador metalúrgico, liderou a histórica greve dos 300 mil, que naquele ano paralisou a indústria paulistana por mais de um mês. Naturalizou-se brasileiro no ano seguinte.

Paul Singer formou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), onde obteve o título de Doutor em Sociologia e também foi professor.

Além de participar da fundação do PT, Singer foi um dos responsáveis pela formulação do programa de desenvolvimento do país a partir do fortalecimento do mercado interno por meio da distribuição de renda – alicerce econômico que marcou a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. No governo do petista, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária, órgão ligado ao Ministério do Trabalho.
 Economista Paul Singer.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »