-

* Wajngarten me procurou “aflito” para pedir ajuda com a Pfizer, diz Gilmar Mendes.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes conta que foi procurado pelo ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten para auxiliar no processo de compra de vacinas da Pfizer. Segundo o ministro, o publicitário estava “aflito” ao procurá-lo. O pedido foi para que ele intercedesse junto ao então AGU (advogado-geral da União), José Levi.

“Ele esteve comigo mais de uma vez. E parecia muito aflito com essa crise. Ele achava que havia um colapso no sistema de governança do Ministério da Saúde e imaginava que eu pudesse ajudar”, disse Gilmar em entrevista ao Poder360 realizada na 6ª feira (23.abr.2021).

Assista à entrevista completa (48min38seg):

“Em relação à Pfizer, o que ele ponderou é que eu fizesse alguma menção ao ministro Levi, da AGU, porque ele dizia: ‘Estão criando muitas dificuldades'”, prosseguiu.

Em entrevista à revista Veja, Wajngarten acusou a equipe comandada pelo ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello de “incompetência” e “ineficiência” na aquisição de vacinas contra o coronavírus. E disse que teria procurado Gilmar, além do procurador-geral da República, Augusto Aras, para auxiliar.

“Eu cheguei até a falar com o ministro Levi, que também estava trabalhando para viabilizar um consenso em torno do tema. O governo parecia muito atrapalhado naquele momento”, descreveu Gilmar.

LAVA JATO

O ministro do STF disse que durante a operação Lava Jato o sistema de correição da Justiça falhou. Na sua avaliação, as corregedorias precisam ser aprimorados.

“Tem que se corrigir os órgãos de correição. Falhamos todos. O sistema de correição da Justiça falhou. Por exemplo, esses fatos que ocorreram lá em Curitiba… há fatos graves. Promotores designando juiz? Onde estavam os órgãos de correição da Justiça?”, afirmou.

Sobre a realocação dos processos de Lula no Distrito Federal e a declaração de suspeição do ex-juiz Sergio Moro, decididas na última 5ª feira, Gilmar disse que a Justiça está em débito com o ex-presidente. “Nós devíamos ao ex-presidente Lula um julgamento justo”, disse.

“Há algum tempo se fala nos malfeitos dessa chamada 13ª Vara de Curitiba. A sua politização, o envolvimento do juiz [Sergio Moro] e dos procuradores, uma colaboração muito estrita. Isso já vinha sendo alvo de muitas ações.”

Nossa.

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »