-

* Pesquisa BTG-Exame diz que Bolsonaro é rejeitado por 52%.

De acordo com pesquisa de avaliação e aprovação do governo federal divulgada nesta 6ª feira (7.mai.2021) pela revista Exame, que pertence ao banco BTG Pactual, o trabalho de Jair Bolsonaro (sem partido) como presidente é rejeitado por 52%, enquanto 24% aprovam.

Outros 22% não aprovam nem desaprovam e 2% não souberam avaliar a gestão de Bolsonaro. A diferença entre a aprovação e desaprovação é de expressivos 28 pontos percentuais. A margem de erro declarada do levantamento é de 3 pontos.

Em relação à qualidade do atual governo federal, 50% avaliaram como ruim/péssimo, outros 24% dizem que é ótimo/bom, próximo dos que avaliaram como regular que somam 23,8%. Outros 2% não souberam avaliar a gestão de Bolsonaro.

A maioria dos que avaliaram o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo têm ensino superior.

Enquanto isso, 40% dos evangélicos aprovam a gestão de Bolsonaro. Entre os católicos, a avaliação positiva é de 24%.

A pesquisa foi realizada para a revista Exame, do BTG, pela empresa Ideia Big Data. Eis a a íntegra (212 KB).

BASE DE ENTREVISTADOS

Os 1.230 entrevistados pela empresa Ideia Big Data foram contatados por meio telefônico, com operadores humanos “com utilização de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa”, sendo que os “entrevistadores contratados” foram “devidamente treinados para a abordagem desse público”, informa o relatório da pesquisa.

Não fica claro, entretanto, se as ligações foram realizadas para telefones fixos ou para celulares –ou para ambos. Isso faz grande diferença. O uso do celular é quase universal entre os brasileiros hoje. As linhas fixas, não.

O ideal é que numa pesquisa nacional a base de telefones usada possa incluir linhas fixas e celulares, para garantir a maior amplitude possível do público atingido.

Pesquisas telefônicas se tornaram o padrão no mundo hoje por causa da pandemia. É muito difícil convencer pessoas a conceder entrevistas pessoalmente, na rua ou em suas residências. Há grande precisão num estudo de opinião feito por telefone, desde que a metodologia seja robusta e a base de entrevistados represente toda a sociedade.

Dados.
Poder 360

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »