-

* Após ser desmentido sobre mortes por Covid, Bolsonaro admite que errou.

 O presidente Jair Bolsonaro admitiu, nesta terça-feira 8, que faltou com a verdade quando afirmou existir um relatório do Tribunal de Contas da União que dizia que 50% das mortes registradas por Covid-19 no Brasil, na verdade, tiveram outras causas.

A declaração, dada na segunda-feira 7, foi desmentida no mesmo dia pelo TCU.

“O TCU esclarece que não há informações em relatórios do tribunal que apontem que ‘em torno de 50% dos óbitos por Covid no ano passado não foram por Covid’, conforme afirmação do Presidente Jair Bolsonaro divulgada hoje”, informou o tribunal.

O presidente tentou se justificar. “O TCU está certo. Eu errei. O que acontece: tem uma lei complementar do ano passado que diz que a distribuição de verbas do governo federal para estados levaria em conta alguns critérios e o mais importante era a incidência de Covid”, afirmou o presidente a apoiadores na porta do Palácio do Alvorada.

“O próprio TCU dizia que essa lei poderia incentivar uma prática não desejável da super notificação da Covid para aquele [determinado] estado ter mais recursos”, acrescentou.

Bolsonaro insistiu que “houve super notificação” e que vai investigar.

Piada...
Carta Capital

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »