-

* Secretária da Covid-19 contraria Bolsonaro e diz que vacinação para criança é segura.

A secretária extraordinária de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite de Melo, afirmou em nota técnica enviada ao STF (Supremo Tribunal Federal) que a vacina contra covid-19 desenvolvida para crianças é segura, que o imunizante é uma ferramenta de proteção e que a vacinação vai atenuar interrupções de aulas na pandemia.

A posição de Melo, que integra a equipe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga contraria questionamentos sobre a segurança da vacina feitos pelo ministro e principalmente pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Antes de recomendar a vacinação [contra a] covid-19 para crianças, os cientistas realizaram testes clínicos com milhares de crianças e nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada", afirmou a secretária, em nota técnica concluída no último dia 19.

No documento, Melo detalhou a análise técnica feita "de forma rigorosa" pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a aprovação da vacina para crianças de 5 a 11 anos. "As vacinas [contra a] covid-19 estão sendo monitoradas quanto à segurança com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil", disse a secretária do Ministério da Saúde.

A nota técnica foi elaborada para subsidiar posição da AGU (Advocacia-Geral da União) em ação movida no STF, pelo PT, que cobra um cronograma de vacinação de crianças contra a covid-19. O ministro Ricardo Lewandowski concordou com o pedido da AGU e ampliou para 5 de janeiro o prazo para a definição desse cronograma.
Bolsonaro isolado em sua loucura.
UOL
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »